ROBERTO CHAMMA: A vida me ensinou…

Recém-empossado da presidência do Simespi para a gestão de 2017-2019, Roberto Tadeu Chamma diz que a liderança começa com uma comunicação clara e bem informada. Para ele, é fundamental valorizar o trabalho em equipe, em que é possível mensurar a eficiência e o desempenho de todos.

Aos 63 anos, o empresário piracicabano enfrenta, desde o início do ano, um novo desafio profissional. Assumiu, em 18 de janeiro, a presidência do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). “Estou com o Simespi desde sua fundação, há 25 anos, e é uma honra ser nomeado presidente para essa gestão. Durante bastante tempo estive na diretoria, então hoje assumo o cargo com bagagem profissional e conhecimento”, afirma. Formado em Engenharia Mecânica pela Unesp, Chamma trilhou uma carreira com destreza e transparência desde o início; atuou em empresas de grande porte e, finalmente, em 1984, assumiu a empresa Eacial. Com sede no Unileste, a empresa consolida-se como uma das principais companhias do setor de produção de engrenagens e peças para colheitadeiras de cana, redutores de velocidade, máquinas e equipamentos em geral. “A Eacial tem 58 anos de atuação desenvolvendo produtos e prestando serviços de usinagem com alto padrão de qualidade. O que a torna mais que uma simples fornecedora é o fato de conhecer o verdadeiro significado das palavras parceria e eficiência, sendo capaz de proporcionar, mais que produtos e serviços, soluções”, diz. Para ele, um desafio constante para os empresários é ter a expertise de descobrir o segmento adequado para investir, e os períodos de crise são momentos nos quais é preciso adequar os investimentos e faturamentos. “Temos de analisar com cautela cada situação. Em alguns casos, pode-se fazer necessária a diminuição do número de funcionários para acomodar o faturamento, por exemplo”, diz Chamma. Um dos conselhos do empresário é entender que uma empresa é como uma casa: não se pode gastar mais do que se ganha. Ele afirma que o discernimento é primordial no processo de tomar decisões sábias e recomenda muito estudo para os líderes que desejam não só superar a crise, mas sair dela com crescimento. Para alcançar o sucesso atualmente, na opinião de Chamma, os empresários e líderes devem ser focados e proativos, seja qual for seu segmento de atuação. A dedicação e atuação em tempo integral são essenciais. “Antigamente era mais simples, era possível ter uma presença part-time apenas. Agora, a concorrência é grande e é fundamental estar ligado full-time em tudo que está acontecendo, manter-se atualizado e unir o conhecimento do mercado com a experiência pessoal para tomar as melhores decisões.”

A liderança de Chamma, agora presidente, entra em foco em uma nova área, e ele planeja se dedicar para retribuir a colaboração das empresas associadas com ações pontuais. Sua gestão para o triênio será totalmente embasada em quatro pilares, definidos por ele e pela diretoria do sindicato como prioridades: suporte jurídico, gestão da qualidade, segurança no trabalho e meio ambiente. “Nossos associados terão apoio em cada uma dessas áreas e a execução disso já está a todo vapor. Estaremos bem focados em oferecer essas ferramentas, treinamentos e suporte para as empresas”, comenta. No que o caracteriza como líder, Chamma diz que sua liderança se baseia nas pessoas. O contato direto com a equipe de 85 funcionários da Eacial é basal para ouvir o que cada um tem a dizer e poder também medir a eficiência do seu time. “Hoje vejo que estar bem posicionado no mercado de trabalho já é uma motivação importante. Os colaboradores têm a consciência de que o cenário econômico está complicado e que a crise seleciona os melhores para continuar.” O empresário diz que não costuma acompanhar de perto guias e mentores de liderança e empreendedorismo. “Não acredito em gurus, mas sim na aquisição do conhecimento, proveniente de várias fontes. Sempre que posso assisto a palestras, leio sobre o mercado. Isto é algo que não pode faltar em nenhum líder: atenção ao que acontece não só no seu segmento, mas também no mercado, às novas tecnologias… Informação nunca é demais”, finaliza. •

Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário