TRISaúde| Solução Natural

1. Problema: Tensão Pré-Menstrual (TPM)

A tensão pré-menstrual é um grupo de sintomas físicos e psíquicos que ocorrem durante a segunda metade do ciclo menstrual. A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que causa
desconfortos, como: irritabilidade, ansiedade, depressão, vontade de chorar, insônia, fome em excesso ou falta de apetite, sonolência, dificuldade de concentração, cansaço, dor de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço e dor nas mamas.
Solução Natural: Suco para TPM. O suco é rico em magnésio, vitamina B6 e folato, que regula a serotonina e controla o nervosismo, tem ação diurética e desintoxicante, e, ainda, previne cólica. Ingredientes: 1/4 de beterraba; 1 colher de chá rasa de levedo de cerveja; 200 ml de água; 1 fatia fina de gengibre; 1 fatia de abacaxi; 3 folhas de agrião; 1 maçã pequena com casca. Preparo: bater tudo no liquidificador e beber o suco 1 a 2 vezes ao dia, 7 a 10 dias antes da menstruação.
Dica: Beba muita água, reduza o consumo de sal e cafeína (café, chá, refrigerantes de grupo cola, guaraná), aumente a ingestão de fibras, realize atividades que proporcionem bem-estar, procure ter uma boa alimentação com verduras, frutas e legumes.

2. Problema: Ansiedade
A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central ante ao estresse, com características psicológicas que mostram a intersecção entre o físico e psíquico, como: náuseas, enjoos, palpitações, nervosismo, fadiga, tensão, irritabilidade, angústia, problemas com sono, dores de estômago, diarreia, taquicardia, falta de ar, arritmia cardíaca, dor de cabeça,
sudorese, vômito e tonturas.
Solução Natural: Chá de Melissa. A melissa é um bom calmante natural para o sistema nervoso, reduz a ansiedade, tem ação relaxante e melhora a qualidade do sono. Preparo: coloque a água para ferver; assim que começar a liberar vapor acrescente 10 a 15 folhas de melissa. Deixe ferver por mais 2 minutos, desligue o fogo e abafe com uma tampa. Deixe amornar por cerca de 5 minutos. Tomar 1 xícara antes de dormir.
Dica: Técnica de relaxamento em caso de ataque de ansiedade, que você mesmo pode realizar: inspire profundamente e mantenha o processo de respiração durante cinco segundos; solte o ar devagar e descanse cinco
segundos. Repetir o exercício de respiração várias vezes até que se sinta relaxado.

3. Problema: Sinusite
Sinusite é uma doença inflamatória e/ou infecciosa que atinge as cavidades existentes ao redor do nariz, que são revestidas por uma mucosa e necessitam de ventilação para garantir que se mantenham normais. A sinusite surge quando, após uma infecção viral ou inflamação que pode ter origem alérgica ou por poluentes, há aumento de volume dessa mucosa, que obstrui a comunicação das cavidades com as fossas nasais. Com esta obstrução, há o início de colonização por germes e fungos que estão presentes na região, pois encontram condições favoráveis ao seu crescimento acarretando sintomas como: sensação de “peso na face”, dores de cabeça, corrimento nasal, sensação de mau cheiro do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

Solução Natural: Xarope caseiro de gengibre. O gengibre tem propriedades antivirais, antibióticas e anti-inflamatórias. Auxilia no tratamento da sinusite, pois ajuda a inibir a secreção de muco e a manter a motilidade ciliar nasal normal. Cílios nasais saudáveis
são importantes, pois eles filtram alérgenos e previnem infecções. Preparo: leve ao fogo e deixe ferver um copo de água, uma fatia de 5 cm de gengibre fresco e picado, dois dentes de alho amassado, suco de dois limões e duas colheres de sopa de mel. Desligue o fogo e coe. Beba uma colher de sopa deste xarope caseiro quatro vezes ao dia por cerca de uma semana ou até que você obtenha os resultados desejados.
Dica: Evite alimentos que produzem mucosidade, como: leite de vaca e seus derivados e farinhas refinadas.

4. Problema: Acne
Um dos principais motivos para o surgimento da acne (popularmente conhecida como espinha) pode ocorrer quando os folículos pilosos ficam obstruídos pela produção de sebo em desequilíbrio e acima do normal, passando a servir de nutriente e facilitando a colonização por bactérias que geram inflamação do folículo pilossebáceo. A acne mais comum aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.
Solução Natural: Máscara de Argila Verde. A argila verde é um mineral em pó muito eficaz para peles oleosas e com acne, pois tem ação secativa, antiinflamatória e grande capacidade de absorção,sorvendo o excesso de oleosidade e regulando a produção sebácea. Também é desintoxicante e age como um leve esfoliante, eliminando toxinas e favorecendo a renovação celular, além de suavizar a aparência de manchas causadas pelas espinhas.
Preparo: em um recipiente de vidro faça uma pastinha com 1 colher de sopa de argila verde e 4 colheres de soro fisiológico gelado. Aplique a pasta no rosto, exceto na região dos olhos e boca e deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. A máscara pode ser feita uma vez por semana.
Dica: A limpeza diária da pele com acne é muito importante: crie uma rotina de limpeza com produtos específicos para pele acneica. Pela manhã: lavar o rosto remove as impurezas que obstruem os poros; tonificar remove as impurezas mais resistentes, tonifica e regula
o pH da pele; hidratar mantém o equilíbrio hídrico da pele, e a falta de hidratação pode causar efeito rebote e aumentar a produção da oleosidade; aplicar filtro solar previne o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas. À noite: lavar, tonificar e aplicar um gel para
controle da oleosidade e antiacne.

Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário