Líder em Destaque | William Lee

O presidente da Hyundai Motor no Brasil conta que a fábrica de Piracicaba – e seus funcionários – superam as expectativas a cada dia.

O sul-coreano assumiu a posição de CEO nacional da Hyundai poucos meses após a instalação da fábrica em Piracicaba, em 2013. Desde o início de sua gestão, a marca já comemorou diversas vitórias, como a produção de 500 mil unidades do modelo HB20, desenvolvido na fábrica da cidade desde 2012. “Essa marca tem um significado muito maior do que apenas o volume de carros ou o tempo que levamos para conquistá-la. Para nós, atingir as 500 mil unidades produzidas comprova o reconhecimento do sucesso alcançado pelo nosso produto junto ao consumidor brasileiro”, fala. Sua trajetória na Hyundai, porém, não é recente. Antes de assumir como presidente da empresa no Brasil, o executivo atuava como vice-presidente sênior de operações internacionais da Hyundai Motor Company, e há algum tempo estava envolvido nos projetos de expansão internacional da empresa.

Quando se mudou para o Brasil, porém, para assumir o cargo de liderança, um dos seus maiores desafios foi a barreira da linguagem. “As diferenças culturais são muitas, e também tem a questão do idioma. Nesses três anos e meio que estou aqui, me preocupei muito em estudar o português e aprender sobre a cultura e os costumes brasileiros – pois assim entendo como vivem os colaboradores, e consigo entender melhor suas necessidades”, conta. Esses estudos também ajudam muito na hora do executivo se manter atualizado no mercado que está inserido. A maior parte das notícias diárias, por exemplo, estão em português – e para ele conseguir acompanhar o que está acontecendo no país, foi necessário aprender o idioma. “Assim, consigo liderar melhor minha equipe”.

No dia a dia, a liderança do presidente é pontual. Todas as segundas feiras, sem exceção, Sr. Lee passa o dia todo em reuniões com diversas áreas da empresa. Durante esses momentos, são discutidas todas as estratégias da semana, feedbacks, e ações a serem tomadas. Além disso, o contato direto com a produção e com os funcionários da fábrica é fundamental para uma liderança positiva, diz o executivo. Por isso, ele aproveita esse dia para visitar a linha de produção – do início ao fim, e acompanhar o trabalho de todos. “Os brasileiros me surpreenderam! Fico impressionado com o que vejo quando ando pela fábrica. Todos trabalham com muito comprometimento e afinco, com gosto mesmo no que estão fazendo! Não vejo momentos sendo desperdiçados. Todos os minutos são produtivos e aproveitados, e isso me deixa muito feliz”, conta. E o trabalho não fica sem reconhecimento. Anualmente, a Hyundai Motor Company analisa os resultados de todas as mais de 30 fábricas ao redor do mundo. Desde a implantação da fábrica em Piracicaba, eles estão no topo da lista.

Sr. Lee compara seus funcionários ao jogador Neymar. “Quando assisto a final do campeonato de futebol da empresa, os funcionários jogam com vontade, chutam a bola com um único objetivo: fazer gol e ganhar o campeonato. Na fábrica, consigo ver a mesma coisa. Todos muito ágeis, correndo atrás do mesmo objetivo, que é o crescimento pessoal e da empresa. Todos os funcionários são o Neymar na fábrica também”, fala.

Sobre a situação econômica que o Brasil enfrenta hoje, Sr. Lee é pontual em dizer que acredita em um uma solução positiva para o país. “Tenho certeza que a recuperação virá em breve. A Hyundai entende que um futuro próspero é possível. Nossa preocupação macro é com a satisfação do cliente”, fala. Dentre as preocupações locais, o executivo diz que manter os três turnos da fábrica operantes é fundamental.  O terceiro turno foi iniciado na fábrica em 2013, e gerou 700 novos empregos diretos. Na época, a empresa passou a contar com 2.550 colaboradores em Piracicaba. Para Sr. Lee, isso faz parte da preocupação da empresa em contribuir com o crescimento da cidade e do cidadão piracicabano.

Outro reconhecimento que reflete a liderança do presidente William Lee é o Diploma de Boas Práticas de Trabalho Decente, concedido pela Secretaria de Emprego e Relações Trabalhistas do Estado de São Paulo. A certificação é baseada no conceito criado pela Organização Internacional do Trabalho, da agência das Nações Unidas, que tem como objetivo promover o acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. A Hyundai foi a primeira montadora a receber certificação desse nível no país. Ao cumprir ou mesmo superar a legislação trabalhista, a empresa reserva mais de 5% da oferta de empregos a portadores de necessidades especiais, registra níveis salariais acima da média do mercado, pratica remunerações igualitárias entre homens, mulheres e portadores de necessidades especiais e apresenta índice de acidentes de trabalho próximo a zero e oito vezes menor que a média registrada no país.

Além disso, sob a orientação do presidente, a empresa assinou um compromisso para erradicar o assédio moral no ambiente de trabalho. A montadora conta com um programa contínuo de cursos de conscientização sobre o tema para todos os 2,7 mil colaboradores, desde o primeiro dia de trabalho, além da distribuição de materiais informativos e reuniões para encorajar a denúncia de qualquer possível caso por meio de um canal sigiloso.

Para as novas empresas e novos líderes, Sr. Lee tem um conselho que pode ser a garantia do sucesso: comunicação. “Priorizem a comunicação entre gestores e funcionários. Criem um canal para que a conversa aconteça com frequência. Mensalmente, semanalmente, diariamente – não importa, contanto que aconteça. Entendo que muitos dos problemas são gerados a partir da falta de comunicação, e o ideal é evitar ao máximo que isso aconteça”, finaliza.

Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário