JOSÉ LUIZ GUIDOTTI JUNIOR: A vida me ensinou…

À frente das empresas Guidotti Empreendimentos e Participações e Amistà Empreendimentos Imobiliários, José Luiz Guidotti Junior afirma que um líder deve conhecer e atualizar-se na área em que empreende para tomar decisões com segurança.

 

Aos 48 anos, o empresário e sócio-diretor administra grandes empreendimentos imobiliários de Piracicaba.
No cargo que exerce, teve de tomar medidas importantes para driblar os desafios que o mercado da construção civil enfrentou em 2016.

Características como visão empreendedora, otimismo e firmeza foram essenciais para essa fase. Entretanto, quando não está lidando com os negócios da empresa, Guidotti Junior dedica parte do seu tempo à instituição Centro de Reabilitação de Piracicaba, em que atua na presidência. A Guidotti Empreendimentos foi fundada há 33 anos, tendo lançado mais de 25 empreendimentos imobiliários e entregado cerca de 1.700 unidades.

Ele conta que o desafio diário dessa área não o intimida, pelo contrário, é mais um fator de incentivo para investir incansavelmente em conhecimento que agregue valor ao seu trabalho. “Uma empresa bem sucedida colhe o resultado de muito trabalho e foco naquilo que se propõe a fazer, e este é o grande desafio: fazer o melhor para que o cliente tenha uma experiência de compra positiva e passe a ser um propagador dela”, explica o empresário.
O mercado da construção civil já mostra um aquecimento para a retomada do crescimento econômico do país.

Muitos jornais brasileiros, entre eles a Folha de S.Paulo, já informam que o ano de 2017 representa a volta de vendas e lançamentos. As notícias são promissoras e já estão se concretizando. Recentemente, a Guidotti Empreendimentos entregou o projeto Joy One Residence e, por meio da Amistà, as construtoras já preparam o lançamento do empreendimento Amits Home Design, no bairro São Dimas. “Iniciamos também a construção de um ‘Mall’ na Vila Rezende, um projeto moderno dentro de um novo conceito de compras. Estamos também em estudo de novos empreendimentos em áreas próprias na Vila Rezende e Independência”, diz com convicção e brilho nos olhos.
A capacidade de se relacionar é mais uma característica do empresário. Ele acredita que por meio de atitudes, como dar oportunidades e autonomia aos funcionários, proporciona crescimento profissional e aumento da produtividade do grupo. “Em todos os negócios dos quais participo, que tenho equipes de trabalho, a interação é fundamental. Reúno-me no mínimo uma vez por semana com os líderes de cada departamento, discutindo os problemas e ajudando-os a encontrar soluções. Procuro sempre ser muito claro e objetivo”, afirma.

Por meio de especializações, presença em congressos e seminários, leituras diárias de artigos e matérias setoriais e muito benchmarking – importante ferramenta de gestão que consiste na avaliação da empresa e de seus produtos em relação à concorrência –, o empresário sustenta as características que defende como essenciais para o seu cargo: conhecimento e atualização constante da área em que empreende.

Para finalizar, Guidotti Junior indicou uma obra que considera bem proveitosa para os líderes do mercado. “Sou um leitor voraz de biografias – aliás, o único item que coleciono. A que mais me fascinou foi Mauá – O Empresário do Império, sobre a vida do Barão de Mauá, um brasileiro e empreendedor exemplar que passou por situações muito difíceis em sua vida que o levaram ao Rio de Janeiro em 1820, onde iniciou sua trajetória profissional como engraxate e se transformou no maior empresário e empreendedor que este país já teve”, conclui.

Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário