5 atitudes para proteger a coluna ao correr

Tomar a decisão de sair do sedentarismo e, aos pouco, se adaptar a uma rotina mais saudável, com exercícios diários, alongamentos e até mesmo algumas maratonas de corridas, não é uma meta fácil. Segundo um estudo realizado por uma consultoria espanhola, nos últimos cinco anos, o número de participantes da corrida de rua cresceu 50% em todo o país.

O esportista no Brasil

Outro dado interessante foi divulgado pelo Ministério do Esporte, que lançou o Primeiro Diagnóstico Nacional do Esporte. A pesquisa busca conhecer o perfil do praticante de atividade física no Brasil. Das 8.902 pessoas ouvidas pelo estudo, a população mais jovem é a que mais pratica atividade física. Nas faixas entre 15 e 19 anos, o índice sobe para 32,7% e atinge 38,1% entre quem tem 20 e 24 anos. Além disso, a pesquisa identificou que 25,6% das pessoas são praticantes de esportes e outros 28,5% são praticantes de atividades físicas. Entre esses últimos, a caminhada foi a mais citada, com 45,7%. A prática aparece também entre os esportes mais praticados, porque cabia ao entrevistado classificar sua prática como atividade física ou esporte. É interessante notar ainda que com o aumento da idade do praticante, a atividade “caminhada”, assim como “andar de bicicleta” e “ginástica” ganham mais adeptos.

Como blindar sua saúde

Alguns pontos precisam ser avaliados para que nada de errado aconteça com o seu corpo. ​Os problemas mais graves acometem joelhos, tornozelos e pés, mas se não houver o ​cuidado necessário, as pessoas​ também podem​ compromete​r significativamente a coluna.

Para o Prof. Dr. Joe Rosário, fisioterapeuta pHD em coluna, no geral, quando se pratica a atividade física de maneira correta, ela não deve desencadear nenhuma dor que não seja a dor muscular de pós-treino, mas algumas dicas são essenciais para que tudo ocorra bem. Confira as orientações do especialista:

  • Aquecimento e preparar o corpo para a corrida;
  • Ficar sempre atento à postura;
  • Não deixar o tronco inclinar para frente;
  • O joelho deve ter uma ligeira elevação na hora da passada de uma perna para a outra;
  • Apostar em um calçado confortável.
Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário