TRIEconomia 2017: Teu nome é sucesso!

Coragem, estudo, planejamento, resiliência, fé, criatividade, otimismo. O sucesso é precedido de diversos sinônimos e até mesmo a ciência dá seus parâmetros sobre o tema. A seguir, dicas e informações para fazer de 2017 o verdadeiro ano do sucesso!

É fato que para cada pessoa o sucesso é traduzido por um significado diferente. Depende não apenas do que se deseja, mas do meio ambiente em que a pessoa se desenvolveu e da forma como ela valoriza suas próprias conquistas. Conhecer-se e planejar são fatores fundamentais para se guiar essencialmente à realização dos sonhos. A TRIFATTO foi buscar com dois especialistas no assunto – o palestrante e motivador Erik Penna e o especialista em empreendedorismo Jardel Busarello – algumas orientações para que o leitor possa trilhar um bem-sucedido caminho das pedras em 2017, lembrando que sucesso não significa somente a conquista de bens materiais, mas também a satisfação em todas as demais áreas da vida. Tanto no dicionário como no cotidiano, sucesso é sinônimo de resultados felizes, de consequências positivas sobre determinados atos. Para todas as pessoas, ter sucesso implica colocar nossa mente e esforços a serviço de nossos sonhos e, para a maioria, paz é a sensação principal daquilo que nos leva a alcançar o sucesso. Mas há outros fatores que podem influenciar positivamente nessa jornada.

O psicólogo americano Abraham Maslow mostrou que a perseverança nas conquistas depende de uma pirâmide de necessidades hierárquicas, que tem como base a fisiologia – ciência que trata das funções orgânicas pelas quais a vida se manifesta –, subindo para a segurança, relacionamentos, estima e, enfim, a realização pessoal. Os elementos essenciais disso tudo são o amor, o alimento, o dinheiro e a autoestima. Ou seja: até mesmo a ciência defende a confiança como palavra de ordem para o sucesso. Nossa realização pessoal está intimamente relacionada a ela.

 

Parcerias são aliadas do sucesso

Pelo que tudo indica, o sucesso é feito do compartilhamento de momentos de satisfação e felicidade. Mesmo que a parceria não seja de cunho amoroso, estabelecê-la pode ser uma alavanca para a realização dos sonhos. Buscar parceiros, mentores e pessoas que compartilhem os sonhos nos fortalece para seguirmos além dos próprios limites, de acordo com o brasileiro Erik Penna, palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor de diversos livros. Ele acredita que o verdadeiro sucesso está em ser feliz e fazer os outros felizes. “De que adianta conquistar fama, dinheiro e não ter com quem compartilhá-los? Claro que esses fatores são importantes e devem ser almejados, mas o equilíbrio entre as áreas da vida é fundamental, afinal não há sucesso profissional que compense o fracasso pessoal”, afirma. Segundo Penna, esses laços podem ser estabelecidos com um colega de trabalho, amigo, amor. “Aproxime-se de pessoas que torcem verdadeiramente por você”, orienta.

 

Dificuldade é oportunidade de crescimento

Em tempos de crise, quando a exigência maior é para que priorizemos nossa criatividade como ferramenta de sobrevivência, é preciso colocar o foco na situação positiva de nossas conquistas. Quando um lado não vai bem, é necessário manter a positividade em alta para não nivelar o todo como um fracasso. A vida é cíclica e sempre há luz no fim do túnel. “Veja, por exemplo, o caso das empresas Uber e AirBNB. Surgiram durante a crise norte-americana de 2008-2009 e hoje valem bilhões de reais”, destaca.

 

Empreendedorismo bem-sucedido exige planejamento

Outra atitude fundamental para obter sucesso é planejamento, saber onde está e aonde quer chegar. Vem ao encontro da afirmação do filósofo Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”. Planejar é preparar-se. “Os indicadores devem ser realistas, por isso a importância de ser sensato. Não é raro deparamos com empreendedores com sonhos impossíveis. Conclusivamente, a busca por atalhos se torna rotina para esse potencial empreendedor, o que geralmente resulta em grandes frustrações”, ressalta o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Piracicaba, Jardel Busarello. Na opinião do especialista, o primeiro passo para o sucesso é evitar comparações. Quanto mais um empreendedor se compara ao seu vizinho ou concorrente, mais ele se distancia de seus parâmetros originais, principalmente da inovação. Em outras palavras, tenha sua própria meta e equilibre seu foco para realizá-la, até porque um plano sem uma meta é mera intenção. Busarello também é adepto da parceria ganha-ganha, estendida a pessoas de confiança e colaboradores, não apenas a outras empresas. “Parcerias estratégicas ajudam a alavancar o crescimento de um negócio e, em muitas situações, essa é a única possibilidade que o empreendedor possui adiante da escassez de recursos.”

 

E a sorte?

É fato que o sucesso depende muito da sorte, e esta é composta por uma equação relativamente simples: preparação + disciplina + oportunidade. Sendo assim, sorte é a soma desses três fatores, mais confiança, criatividade, otimismo e fé. “É preciso ainda desenvolver a dedicação e a competência para que, quando a sorte bater à porta, o conhecimento e a habilidade estejam à altura do desafio”, salienta Jardel Busarello. Quer dicas práticas de como chegar mais perto do sucesso? Vire a página e acompanhe o que os especialistas indicam.

 

Pílulas para alcançar seu sucesso

1 Obter e manter o sucesso na vida profissional e pessoal é muito relativo, pois depende essencialmente do significado disso para cada um. Reflita.

2 Ter uma meta clara é vital, até porque um plano sem meta é apenas mera intenção.

3 Coloque sua meta por escrito e insira uma data para que ela ocorra, pois isso também contribui para que a realização fique mais clara e mais perto de ser efetivada.

4 Em seu livro Picos e vales, o escritor americano Spencer Johnson definiu que felicidade é uma decisão que tomamos logo ao acordar: “É feliz quem valoriza o que tem. É infeliz quem valoriza o que falta”. A base da felicidade é a consciência das conquistas obtidas.

5 Bens materiais podem nos trazer conforto e é direito almejar riquezas como um fator motivador, mas são a saúde, a família, o trabalho e a fé que nos manterão firmes. Não espere perder para dar valor.

6 O verdadeiro sucesso é ser feliz e fazer os outros felizes.

7 Sucesso é sorte. Sorte é o resultado da atração entre preparação + disciplina + oportunidade. É preciso cultivar a dedicação e novas capacidades para que, quando a sorte bater à porta, o conhecimento e a habilidade estejam à altura do desafio.

8 O equilíbrio entre as áreas da vida é fundamental, afinal não há sucesso profissional que compense o fracasso pessoal.

9 Elimine hábitos ruins e pessoas nocivas de seu cotidiano, pois isso aos poucos vai puxando-o para baixo. Adote hábitos positivos, como uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, que fazem bem ao organismo. Pessoas saudáveis costumam ser mais positivas.

10 O otimismo é um bom hábito. Portanto, tome uma dose de vitamina “O” de otimismo todos os dias e mãos à obra.

11 A crença religiosa pode promover a felicidade plena. Mas não basta rezar, é preciso fazer a sua parte sem esperar que tudo caia do céu.

12 Parceiros, mentores e pessoas que compartilham dos nossos sonhos costumam nos ajudar e dar forças para irmos além dos próprios limites.

13 Invista nas relações ganhaganha, uma ajuda mútua em prol do crescimento de ambos, e construa uma boa história com quem o ajuda a crescer na vida.

14 Parceiros bem-sucedidos nos servem de motivação. Invista nas boas relações, com pessoas otimistas, resilientes, com histórias de vida enriquecedoras, que sirvam para ampliar a sua sabedoria.

15 Coragem, estudo, qualificação, amizades e relacionamentos são fatores que, juntos, colaboram para a realização pessoal. Se deseja atuar com excelência, o trabalho será árduo e contínuo. O importante é dosar para que o excesso em uma das áreas não o prive totalmente de outra. “A virtude está no meio”, escreveu o filósofo grego Aristóteles.

16 Em tempos de crise, as dicas para encontrar o sucesso sem dinheiro para investir são parceria, criatividade e inovação. Pessoas que aproveitam os momentos difíceis para adotar iniciativas inovadores, para fazer diferente e melhor superam qualquer crise e saem bem mais fortalecidas.

17 Planejar é fundamental e faz parte da preparação. O primeiro passo é saber onde se está e aonde se quer chegar para que o vento sopre a favor da correnteza dos nossos desejos.

18 No meio empresarial, não há atalhos para o sucesso, a palavra de ordem é planejamento.

19 Evite comparações. Quanto mais nos comparamos ao vizinho, ao concorrente, mais nos distanciamos de nossos parâmetros originais, principalmente da inovação.

20 Mantenha seu networking atualizado. A elaboração e manutenção de sua rede de contatos são a melhor maneira de criar oportunidades, seja por meio de novos mercados, parceiros ou troca de experiências. •

Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário