Sete tendências de tecnologia e negócios para 2017

Uma mudança importante vem acontecendo nos últimos anos e impactando o mundo todo: o veloz crescimento da tecnologia e a rápida adoção por empresas e pessoas. A Singularity University, nos Estados Unidos, definiu que estamos passando de um mundo linear e local para outro exponencial e global. A tecnologia já transformou a maneira como as pessoas interagem, tanto na vida pessoal quanto profissional. As empresas não só precisam estar prontas para atrair e reter talentos que se sintam confortáveis com essas novidades como também devem aprender que os seus negócios podem se beneficiar delas. Mas você já deve ter ouvido falar de tudo isso, certo? A intenção deste artigo é mostrar sete tendências de tecnologia e negócios que já têm exemplos práticos no mercado e impactarão todo o mercado nos próximos 12 meses. Vamos a elas?

  1. Crescimento exponencial da tecnologia – Vamos vivenciar, de forma muito rápida, tecnologias de ponta se tornando cada vez mais acessíveis a custos mais baixos. Dessa forma, será possível desenvolver produtos e serviços melhores, gastando menos.

  2. Acesso global à internet – Até 2020, a estimativa é que mais três bilhões de usuários sejam conectados à rede. São pessoas que nunca acessaram a web e que trarão consigo novas ideias e demandas. Boa parte delas chegará em 2017 e, com elas, novas oportunidades de negócios.

  3. Conectividade – Diversas empresas conseguirão criar ofertas de interação entre pessoas e coisas jamais pensadas antes – como hubs de automação doméstica que fazem listas de afazeres e informam o clima, o trânsito e outros dados em tempo real.

  4. Inteligência Artificial – O ambiente de trabalho em diversas indústrias verá a IA acontecer de fato em 2017, mas não para substituir trabalhos feitos pelas pessoas. Neste primeiro estágio, a máquina terá a função de aumentar as nossas capacidades cognitivas.

  5. Evolução dos modelos de negócios – O acesso fácil à tecnologia está permitindo que novos modelos de negócio sejam testados de forma simples e barata. Quando esses novos modelos surgem, a tecnologia se torna parte fundamental da estratégia e as empresas precisam repensar as competências mais importantes e se reinventar.

  6. Experiência digital – As pessoas já têm experiências digitais em seu dia a dia, ao compartilharem seus dados com aplicativos como Uber ou Waze, para ter como benefício um serviço de transporte melhor. Dessa maneira, o processo de criar e compartilhar conhecimento está cada vez mais rápido.

  7. Mudanças na proposta de valor – Os dados são a força motriz por trás da próxima grande onda na busca por proposta de valor. É nessa combinação de dados com qualidade e inteligência que as empresas estão concentrando seus esforços tecnológicos, a fim de levar melhorias incríveis à vida das pessoas.

O principal desafio à frente é adaptar o mindset e o processo de decisão a esse novo mundo em transformação, já que a inovação e a disrupção podem vir de qualquer lugar, a qualquer hora. Além de focar em suas competências-chave, as empresas precisam aprender como usar a tecnologia como um adicional ao conhecimento que já têm em casa. •

Compartilhar:

Posts Recomendados

Deixe um Comentário