Se quiser ser líder, não foque no preço, invista em qualidade

Muitos empreendedores já partilharam comigo uma dúvida cruel na hora de vender: é melhor focar no preço ou na qualidade? Em tempos difíceis na economia, como agora, é comum perceber empreendedores com a seguinte dúvida: é melhor apostar na qualidade ou no preço baixo? Destaco abaixo dados de uma pesquisa realizada pela na AC Nielsen, que revela que o preço é, sem dúvida nenhuma, importante. No entanto, outros três fatores prevalecem na hora de o cliente decidir pela compra de determinado produto ou serviço.

  1. Conveniência: a cada dia que passa o cliente quer mais facilidades, então, entregue essa comodidade a ele e não precisará reduzir seu preço – pelo contrário, poderá agregar valor e cobrar mais por isso. Um bom exemplo disso aconteceu comigo. Eu sempre tinha de levar e buscar nossa cachorrinha Laila ao pet shop. Certo dia, apareceu outra loja com um serviço diferenciado e mudei para ela. Agora, marcamos o dia, horário e o carro do pet shop passa em casa, leva a Laila, dá o banho, faz a tosa e a entrega em minha residência. Além disso, o estabelecimento informa sobre as vacinas, quando ela precisa tomar e, uma vez por mês, traz a máquina do cartão para eu pagar tudo junto. Invisto 20% a mais, mas estou satisfeito pela comodidade oferecida.
  1. Confiança: quando confiamos na empresa ou no profissional que nos atende, ficamos mais dispostos a pagar um tanto a mais. Pude ver isso quando um amigo contou que precisava fazer uma cirurgia de catarata. Ele comentou o valor que estava pagando e outro colega mencionou que conhecia um médico recém-formado que poderia fazer pela metade do preço e ainda parcelava em dez vezes. Meu amigo não aceitou e disse que preferia pagar um valor maior e operar com quem ele conhecia e confiava.
  1. Qualidade: quando valorizamos a qualidade do produto ou serviço prestado com um atendimento de excelência, pagar um pouco a mais vale muito a pena. Lembro-me de uma vez que acompanhei minha esposa numa compra de supermercado. Quando paramos na gôndola para pegar uma papinha para nossa bebê, vimos algumas opções com preços variados e ela disse: “Sem dúvida nenhuma, vamos optar pela melhor marca e qualidade para nossa filha, afinal ela é nossa joia preciosa”. Repare: pagamos 40% a mais pela qualidade reconhecida da empresa que fabrica aquele item. E, pesquisando a respeito, descobri que as empresas que focam em qualidade costumam se tornar líderes. Pare um minuto para pensar nas marcas que você consome ou conhece, que são líderes de mercado e vendem essencialmente qualidade. Aposto que vai se lembrar de diversas empresas líderes e marcas famosas. Agora, tente enumerar quantas são líderes nacionais de vendas e as marcas mais baratas do Brasil. Fazendo tal exercício, percebi que é muito raro ver uma empresa ser a mais barata e, ao mesmo tempo, líder de vendas. Portanto, não diminua o preço! Melhore os argumentos e apresente seus diferenciais. •
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